Cinco receitas económicas para enfrentar a subida dos preços

Não é preciso gastar muito dinheiro para comer bem – isto é, em quantidade adequada, com sabor e de forma saudável. Trazemos-lhe cinco receitas variadas com um elemento comum: todas custam menos de cinco euros, ou 1,25 euros por pessoa. Uma pequena ajuda para enfrentar a subida dos preços dos alimentos. Bom apetite!
Brás de legumes
4 pessoas
Este prato do blogue A Pitada do Pai é a recriação de um clássico da gastronomia portuguesa, aqui numa versão mais económica e menos calórica. Pode sempre adicionar algum bacalhau desfiado ou até sobras de carne, para uma versão menos ligeira.
Ingredientes
- 1 cebola cortada ao meio e depois em lâminas
- Meia cabeça de couve coração de boi cortada em tiras finas
- Molho de soja
- 1 alho francês cortado em rodelas finas
- 4 a 5 ovos
- 1 cenoura em lascas (pode usar um descascador de legumes)
- 1 raminho de salsa
Opcional: batata palha frita, bacalhau desfiado ou sobras de carne
Nesta página, o autor de A Pitada do Pai mostra como fazer esta e outras receitas de baixo custo. Resumimos aqui os vários passos:
Colocar um pouco de azeite numa frigideira funda. Juntar a cebola, deixar fritar durante 2-3 minutos, mexendo para ficar cozinhada de maneira uniforme.
Depois, juntar a couve cortada, mexendo sempre, por 3-4 minutos. Temperar com um pouco de molho de soja (atenção: o molho de soja é salgado, por isso não acrescente sal a este prato sem antes provar).
Juntar o alho francês cortado, mexer e deixar cozinhar mais 4-5 minutos.
Partir os 4 ovos e deitá-los diretamente sobre os legumes que estão a ser cozinhados. Rapidamente, envolver os ovos no preparado de legumes. Desligar o fogão e, por fim, juntar as lascas de cenoura e a salsa picada.
Se quiser uma versão menos ligeira, depois dos ovos pode acrescentar um pouco de batata palha frita, bacalhau desfiado ou sobras de carne desfiadas.
Salada de batata doce, atum e agrião
2 pessoas
Uma refeição leve, rápida, mas equilibrada. Se preferir, pode substituir o agrião por rúcula ou por outras folhas verdes de sabor intenso.
Ingredientes
- 2 batatas doces médias ou uma grande
- 1 lata de atum
- 1 molho de agrião ou 1 embalagem pequena de agrião pré-lavado
- Sementes de sésamo (opcional)
- Temperos: sal, azeite, pimenta, sumo de limão ou de laranja
Assar a batata doce no forno. Deixar arrefecer, tirar a pele e cortar em cubos pequenos. Numa taça de salada, misturar o agrião, a batata doce e o atum (em pedaços ou lascas). Temperar com sal, azeite, pimenta a gosto e sumo de limão ou de laranja. Se gostar, salpicar com sementes de sésamo.
Espaguete com estufado de legumes
4 pessoas, receita vegetariana

Este prato de massa tem os sabores clássicos da cozinha mediterrânica. É especialmente indicado para o verão, quando os legumes de que vai precisar estão na época.
Esta e outras receitas vegetarianas, todas por menos de 5 euros, estão no site Para Mim
Ingredientes
- 400 g de esparguete
- 1 cebola
- 2 tomates grandes maduros
- 1 courgette média
- 2 pimentos verdes
- 1 pimento vermelho
- 2 dentes de alho
- azeite
- sal
- um punhado de queijo ralado.
Escaldar os tomates em água a ferver, mergulhando-os durante 1 a 2 minutos, e tirar-lhes a pele. Cortar a courgette e os pimentos em cubos pequenos e os alhos em lâminas.
Colocar algum azeite numa frigideira grande e adicionar a cebola, deixando refogar sem ficar dourada. Juntar depois os restantes legumes e temperar com sal.
Cozer a massa numa outra panela e, quando estiver al dente, juntar ao estufado e deixar cozinhar tudo durante um minuto. Servir com queijo ralado por cima.
Estufado de frango com grão
4 pessoas

Um prato de conforto, que sabe especialmente bem nos dias frios. Pode prepará-lo como almoço de fim de semana, congelando eventuais sobras para outras refeições. É uma das várias receitas que encontra no site do Programa Nacional Para a Alimentação Saudável.
Ingredientes
- 220g grão-de-bico cozido
- 300 g de espinafres frescos (ou congelados)
- 350 g de frango (qualquer parte)
- 300 g de abóbora
- 300 ml de caldo aromático de hortícolas
- 200 g de cebola (1 cebola média)
- 200 g de cenoura (1-2 cenouras)
- 80 g de tomate pelado
- 350 g de massa de cotovelos
- 20 g de alho (1-2 dentes)
- 1 colher de sopa (10 g) de azeite
- Pimenta q.b.
- 1 limão (raspa e sumo)
Para o caldo aromático: ferver 600 ml de água com as cascas da cebola, da abóbora e do alho. Deixar apurar e coar.
Para o estufado: numa panela colocar cerca de metade do caldo que preparou e juntar a cebola picada, o alho, a abóbora em cubos pequenos, o tomate, os espinafres e o frango. Deixar cozer em lume brando.
Adicionar depois uma colher de sopa de azeite e deixar estufar cerca de 20 minutos. até que todos os alimentos estejam praticamente cozidos e o molho comece a apurar. Juntar a massa de cotovelos e deixá-la cozer. Quando estiver pronta, adicionar a hortelã e as raspas e o sumo de limão (vá provando para acertar a quantidade a seu gosto). Se gostar, acrescente pimenta.
Sopa de feijão com nabiças
6 doses

Uma boa sopa pode substituir uma refeição, de forma saudável e económica. E com uma sopa como estas, garantidamente não vai ficar com fome ao fim de pouco tempo. Esta é uma receita do site do Programa Nacional Para a Alimentação Saudável.
Ingredientes
- 1 lata de 420 g de feijão catarino
- água q.b.
- 1 cebola
- 2 nabos médios
- 2 cenouras médias
- 300 g batatas para cozer
- 1 molho de nabiças
- sal
- azeite (3 colheres de sopa)
Colocar a água numa panela e levar a ferver. Descascar os nabos, as cenouras e as batatas, cortar em cubinhos pequenos e cozê-los na água (dica: use água apenas suficiente para cobrir os legumes; se for pouca, pode depois acertar a consistência a seu gosto).
Quando os legumes estiverem quase cozidos, juntar o feijão, temperar com sal e deixar ferver durante mais 15 minutos.
Tirar os talos às nabiças e lavá-las. Juntá-las à sopa e deixar ferver com a panela destapada mais 10 minutos ou até estarem macias.
Verificar o tempero e acrescentar o azeite.
Pratos para provar e recriar
Abrimos-lhe o apetite? Já sabe, pode sempre substituir um ingrediente de que não goste por outro, sobretudo se forem da mesma família ou do mesmo grupo nutricional (feijão por grão, nabiças por espinafres, massa por arroz, etc.). Faça as suas próprias experiências para ter uma mesa mais variada e saborosa por menos dinheiro: a sua imaginação pode ser também uma grande aliada da poupança.