Energia: um ODS que passa também pelas empresas

Energia: um Objetivo do Desenvolvimento Sustentável que passa também pelas empresas

Como se pode garantir o acesso de todos a fontes de energia fiáveis, sustentáveis e modernas? Este é o desafio do objetivo número 7 dos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) das Nações Unidas.

O acesso fiável e sustentável a fontes de energia limpas é uma preocupação que se tornou muito palpável para os cidadãos do mundo ocidental quando a guerra na Ucrânia veio interromper as cadeias de fornecimento de gás. O problema é grave não só para cada um de nós, mas também para as empresas. Por isso, estas devem também tomar medidas que reduzam este risco e incentivar o recurso a energias que dependam menos tanto dos sobressaltos políticos, como do esgotamento dos recursos naturais e das consequências das alterações climáticas.

Além de trabalharem para mudar o seu próprio consumo e recorrerem a energias sustentáveis, como podem as empresas dar força a esta transição?

A atribuição dos chamados ecovouchers é uma forma de promover o acesso a fontes de energia mais sustentáveis por parte dos trabalhadores. Estes ecovouchers podem destinar-se por exemplo à compra de meios de transporte elétricos (bicicletas, trotinetes), ao consumo de serviços verdes (carregamentos, reparações de equipamentos) e ao uso de transportes públicos (compra de bilhetes).

Na Bélgica já são usados contribuindo de uma forma simples no alinhamento das empresas pelo cumprimento deste Objetivo de Desenvolvimento Sustentável. E têm a vantagem adicional, tanto para as empresas, como para os trabalhadores, de os vouchers beneficiarem de isenções fiscais: o seu valor não está sujeito ao pagamento de imposto nem de taxa de segurança social.