Novo vale para repor o poder de compra

Novo vale para repor o poder de compra

O equilíbrio entre subida da inflação, custo de vida e rendimento dos trabalhadores é difícil e um problema global. Na Bélgica, foi introduzido um vale com o objetivo de repor algum do poder de compra que os trabalhadores perderam com a crise do último ano.

Este vale belga – Purchasing Power Premium – é um bónus de poder de compra atribuído por empresas que tenham tido lucros elevados ou muito elevados. Dado que os aumentos salariais no país não podem ultrapassar um certo índice, esta foi uma forma de o governo belga repor algum do valor que os trabalhadores perderam com a subida dos preços.

No caso belga, o vale é atribuído no segundo semestre de 2023 e tem um valor máximo de 500 ou 750 euros (conforme os lucros das empresa). O valor não pode ser atribuído em dinheiro e destina-se exclusivamente à aquisição do mesmo tipo de produtos ou serviços abrangidos pelo subsídio de refeição (pago em cartão) e pelos ecovouchers.

As vantagens do novo vale de consumo

Tal como sucede com outros vales de consumo, as vantagens estendem-se aos trabalhadores e às empresas, já que o valor está isento do pagamento de imposto e também de segurança social, para ambos. Neste caso, há apenas uma diferença relativamente a outros vales: a empresa não paga a taxa normal de segurança social , mas paga uma taxa especial de 16,5%. O valor do vale, para a empresa, é depois dedutível fiscalmente.

Este reforço do poder de compra tem uma outra vantagem, para além de contribuir para melhorar o nível de vida dos trabalhadores: ao promover o consumo, dinamiza a economia, beneficiando a saúde financeira dos negócios onde o dinheiro é gasto.