Vales sociais: benefícios muito além do subsídio de refeição

Em vários países europeus as empresas oferecem benefícios sociais que vão muito além do subsídio de refeição. Aqui ficam alguns exemplos.
Os vales sociais são uma ferramenta importante para atrair os melhores trabalhadores e fixá-los nas empresas, o que traz ganhos óbvios de competitividade.
Mas não é só para as empresas e para os trabalhadores que estes benefícios têm vantagens. O Estado pode também aproveitar o sistema de vales sociais para apoiar áreas relevantes em termos de política pública. Através dos vales sociais, é possível não só melhorar as condições de trabalho, como promover a inclusão social e o desenvolvimento local, direcionando o consumo para áreas específicas.
Que outros tipos de vales sociais existem na Europa?
Eco-Voucher – destinado a produtos e serviços que promovem um consumo ambientalmente mais consciente (ex.: eletrodomésticos de baixo consumo, reparação de bicicletas, aquisição de alimentos biológicos, bens em segunda mão…)
Cultura e Lazer – para compra de bilhetes para espetáculos de dança, música, teatro, festivais, cinema, livros, etc.; este vale foi utilizado em vários países durante a pandemia de Covid19 para ajudar trabalhadores e promotores da área cultural, que foram muito afetados.
Transportes e mobilidade – para comprar viagens de transportes públicos, meios de transporte elétricos, etc.
Educação e formação – este é um vale com impacto importante no orçamento familiar, quando há crianças, mas que também permite ao trabalhador (e à empresa) atualizar conhecimentos e manter a competitividade.
Desporto – em alguns países, o vale destinado à cultura pode ser gasto também em atividades desportivas; independentemente do nome e categoria, o objetivo é promover hábitos saudáveis e a prática desportiva.
Turismo – na Roménia, por exemplo, foi lançado durante a pandemia um cheque de viagens e turismo que podia ser gasto em alojamentos e outros serviços dentro do próprio país, ajudando desta forma a economia local. Tal como os outros, uma vez que só pode ser utilizado em negócios legalizados, o vale ajuda a combater a economia informal e a fuga aos impostos.
Serviço pessoal e doméstico – este vale pode ser usado para contratar serviços de apoio a crianças, idosos, trabalho doméstico, etc; além de ajudar ao equilíbrio entre a vida profissional e pessoal dos trabalhadores, contribui para a igualdade de género e promove a criação de emprego regular num setor onde muitas vezes os trabalhadores são informais.
Ofertas – estes vales podem ser usados pelas empresas em ocasiões como o Natal, Páscoa, ou outras datas relevantes, para fazer uma oferta aos empregados.




