Benefícios sociais para motivar e reter trabalhadores

Benefícios sociais para motivar e reter trabalhadores

Um empregador e uma trabalhadora numa saudação de hi five, simbolizando a utilização de vales sociais para motivar e reter trabalhadores

O que é que os trabalhadores mais valorizam numa empresa? O que é que os faz ficar e fazer um trabalho sempre melhor? Estas respostas são importantes para qualquer empregador que queira reter talento.

A retenção do talento é uma das vantagens competitivas das empresas: manter os trabalhadores empenhados e satisfeitos traduz-se em mais produtividade e capacidade de inovação.

Salários, horários adequados e bom ambiente de trabalho são naturalmente fatores determinantes para a satisfação dos trabalhadores. Mas há uma série de benefícios adicionais que estes valorizam – tanto no momento em que decidem escolher uma oferta de trabalho em vez de outra, como mais tarde, quando lhes surgem outras oportunidades.

Um estudo da SDWorxs, divulgado no último trimestre de 2024, mostra os resultados de um inquérito aos trabalhadores europeus. Dois benefícios sociais – o subsídio de refeição e os vales de cultura e ofertas – ocupam respetivamente o quarto e o oitavo lugar na lista de compensações mais valorizadas no trabalho. A lista inclui ainda temas como os vales para transporte e os programas de saúde e bem-estar, dois benefícios que podem ser implementados através de esquemas de voucher.

O facto de estes vales estarem isentos do pagamento de taxas sociais e de imposto sobre o rendimento é um motivo óbvio para serem valorizados. Mas ao serem incluídos no pacote de compensação transmitem também uma preocupação das empresas com várias dimensões da vida dos trabalhadores – incluindo a saúde e a família. Esta preocupação acaba por ser decisiva no momento em que o trabalhador faz as suas escolhas.