Da visita pontual ao hábito: o que ainda falta na política cultural

Na recente audição parlamentar sobre política cultural, a Ministra da Cultura identificou uma preocupação central: garantir que o acesso à cultura não se esgota numa visita pontual, mas contribui para que as pessoas regressem e desenvolvam hábitos regulares de participação cultural. A questão não é menor. O Acesso 52, medida que permite a residentes em Portugal a entrada gratuita em 37 museus, monumentos e palácios nacionais em 52 dias por ano, à escolha, tem aumentado o número de entradas gratuitas. Mas o verdadeiro objetivo da democratização da cultura, o de criar relações duradouras entre os cidadãos e a oferta cultural, exige mais do que mera gratuitidade pontual.



O diagnóstico tem consenso

Os números confirmam a dimensão do fenómeno, mas também os seus limites. Segundo o estudo O Estado da Nação e as Políticas Públicas 2026, do IPPS-ISCTE, publicado a 16 de julho, o Acesso 52 representou, em 2025, 18,4% do total de entradas nos museus, monumentos e palácios nacionais, e cerca de metade (50,2%) do total de entradas gratuitas nesses equipamentos.

Apesar da expressão destes valores, os autores do estudo sublinham que a adesão à medida continua limitada, e alertam para um risco conhecido da literatura internacional sobre políticas de gratuitidade: o de beneficiarem sobretudo quem já tinha hábitos de participação cultural, sem conseguirem atrair novos públicos de forma expressiva. O relatório recorda ainda que o preço é apenas uma das barreiras ao acesso à cultura, a par com a falta de interesse, da falta de tempo, da distância aos equipamentos e da reduzida familiaridade com a oferta cultural.

A resposta anunciada e o que fica de fora

A resposta do Governo, segundo o anunciado na audição, passa pelo reforço da mediação cultural e dos serviços educativos. Em outubro, a Museus e Monumentos de Portugal deverá lançar uma linha de financiamento de 1 milhão de euros destinada à criação ou melhoria de serviços educativos nos museus, com condições mais favoráveis para projetos no interior do país. A medida já tinha sido anunciada em dezembro de 2025 e confirma a aposta do Governo em qualificar a experiência proporcionada pelos equipamentos culturais, com o objetivo de aumentar a frequência das visitas e chegar a públicos mais diversificados.

É uma resposta que faz sentido: se a experiência num museu ou monumento for mais rica e mais bem mediada, é mais provável que gere retorno. Mas atua essencialmente do lado da oferta, tornando os equipamentos mais atrativos e mais bem preparados para receber visitantes. Fica por endereçar o lado da procura: o que leva (ou não leva) uma pessoa a decidir voltar a um museu, a um espetáculo ou a uma livraria, de forma regular e não apenas ocasional. O próprio estudo do ISCTE relembra que a falta de interesse, de tempo e de familiaridade com a oferta pesam tanto ou mais do que o preço. São barreiras que um investimento na mediação cultural, por si só, não resolve.

A peça que falta: um incentivo regular ao consumo cultural

Há um instrumento, já testado com sucesso noutros países europeus, que atua precisamente sobre essa vertente: o vale cultura. Ao contrário da gratuitidade, que remove o custo de uma visita já decidida, o vale cultura funciona como um incentivo recorrente, atribuído periodicamente pela empresa ao trabalhador, criando uma disponibilidade regular para consumo cultural que não depende de uma decisão pontual de visitar um equipamento num dia específico. É essa regularidade, e não a gratuitidade em si, que está na origem da criação de hábitos.

Um vale cultura funcionaria como um benefício extrassalarial, atribuído pelas empresas aos seus trabalhadores, com utilização restrita a bens e serviços culturais, como bilhetes de museus, espetáculos, livrarias ou salas de cinema, num modelo semelhante ao já reconhecido subsídio de refeição ou dos vales infância. O trabalhador receberia periodicamente um valor a utilizar numa rede de estabelecimentos culturais aderentes, com vantagens fiscais para empresas e trabalhadores: as empresas beneficiariam de isenções em sede de IRC, e os trabalhadores ficariam isentos de IRS e de TSU sobre o valor recebido. O mesmo raciocínio poderia estender-se ao desporto, através de um vale desporto ou de um vale conjunto para cultura e desporto, à semelhança do que já acontece em alguns países europeus.

O próprio estudo do ISCTE que sustentou as declarações da Ministra da Cultura menciona os vouchers culturais, casos do Pass Culture, em França, e do Bonus Cultura, em Itália, entre os modelos internacionais utilizados para atenuar os riscos associados às políticas de gratuitidade. Esta referência ajuda a enquadrar os vouchers como um instrumento de política cultural com histórico reconhecido ao nível europeu, muito ao encontro do que já explorámos anteriormente sobre o vale cultura como complemento ao mecenato.

Vale cultura: Uma oportunidade ainda em aberto

A audição parlamentar não trouxe novidades concretas sobre o vale cultura, mas reforçou o essencial: o diagnóstico sobre os limites das políticas de gratuitidade está feito, é partilhado por quem estuda o setor e por quem o governa, e aponta para a necessidade de complementar a oferta com instrumentos que atuem sobre a procura de forma regular.

O estudo do ISCTE, ao situar os vouchers culturais entre os modelos internacionais de referência, reforça o enquadramento em que esta discussão já vinha a ser feita em Portugal.

Falta agora dar o passo seguinte: transformar esse enquadramento num instrumento concreto.