Mente sã em corpo são: o contributo dos vales sociais

Mente sã em corpo são: o contributo dos vales sociais

Palavra "Relax" esculpida em madeira, sobre um tapete de sisal.

Os vales sociais não são apenas uma forma de aumentar o rendimento disponível dos trabalhadores. Eles têm um papel importante no seu bem-estar e na criação de um bom ambiente laboral.

O subsídio de refeição é o exemplo mais óbvio deste tipo de benefício: foi criado com a finalidade de garantir aos trabalhadores o acesso a uma alimentação regular e de qualidade. Recorde-se que este subsídio surgiu logo após a segunda Guerra Mundial, num contexto de muitas carências. Continua a ser, hoje, uma ferramenta valiosa no apoio à nutrição.

Mas outros tipos de vouchers acabam por ter um papel também importante, a vários níveis. Um vale destinado a apoio social, por exemplo, permite aos trabalhadores recorrerem a serviços de apoio à família (crianças, idosos…). Ao saber que os familiares recebem a ajuda necessária, o trabalhador fica mais tranquilo e disponível, com um melhor equilíbrio entre vida familiar e profissional, o que é um contributo valioso para a sua saúde mental.

Os vales sociais têm ainda um benefício importante: são atribuídos de forma igual a todos os trabalhadores, o que promove um ambiente mais igualitário. Acabam por ser mais vantajosos, em termos financeiros, para os trabalhadores com salários mais baixos, reduzindo as assimetrias. E dão a possibilidade a muitos trabalhadores e respetivas famílias de usufruir de bens e serviços que, de outra forma, estariam fora do seu alcance por motivos económicos.